Feira Preta 2011 - 10 Anos

Feira Preta 2011 - 10 Anos
Trabalhos de Sergio Soarez by fotógrafo Davi Sidney

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PAU FERRO

PAU FERRO é um trabalho desenvolvido por Sérgio Soares que realiza explorações estéticas com o candomblé e que busca romper com as imagens/objetos já cristalizados pelo consumo turístico e pela espetacularização comercial da religião. Explora e extrapola os rituais vivenciados no terreiro, inventando um outro “lugar” da religiosidade candomblé.
                             
O ferro e a madeira, “encontrados” são os principais elementos dessas esculturas e eles se ligam à trajetória pessoal de Sérgio Soares que tem Oxossi e Ogum  como suas divindades guia. Ogum é apresentado pelos objetos de ferro e Oxossi pelos objetos de madeira. A união desses dois elementos, madeira e ferro, lhe permite apresentar todas as outras divindades.


 “Iabá Sakraf”

                                                  
 
Sobre a peça
Representação feminina das divindades matriarcais: Nanã, Iemanjá, Oxum, Oiá.
Dimensões e descrição da peça148 x 46. Madeira, missangas, tinta acrílica.








                                                                  “Ofá real ”
 
Sobre a peça
Este Orixá é provedor dos alimentos, o caçador, o responsável pela fartura dos seus seguidores. A sutileza é uma das suas principais qualidades. É astuto, veloz e paciente quando o assunto é uma boa caça. Oxóssi é o rei das matas, ao lado de Ossaim.
Dimensões e descrição da peça
65 x 45 cm. Essa obra é um ofá( arco e flecha), feito de madeira , ferro. É acompanhada por fios de búzios e pequenas cabaças penduradas. É fixa à parede.





                                                      “Ewé Ossaim”
 
Sobre a peça
Está obra representa uma folha estilizada, já que esse orixá é o patrono das florestas e dono das folhas. Com seus cheiros, formatos e utilidades litúrgicas e medicinais.
Dimensões e descrição da peça
90 x 53 cm. Escultura em madeira de lei (canela) e ferro cromado, presa à parede.


   “Mostra a língua Simbi”

Sobre a peça
Ibeji é um duplo. São meninos, um do sexo feminino outro do sexo masculino, muito parecidos um com o outro. A obra faz referência e também reverência as brincadeiras e o espírito lúdico das crianças espalhadas pelo mundo, que mostram a língua para fora em sinal de irreverência ou desafeto.
Dimensões e descrição da peça
30 x 38 x 25 cm, cada uma. São obras confeccionadas com madeira de lei (jacarandá e canela) com detalhes de ferro formando a “língua”.




“É o cara ”
 
Sobre a peça
Ogum é o senhor da guerra e da agricultura. É o orixá que fabrica as ferramentas de aço para o trabalho e para a luta. Ele abre novos caminhos em busca de dias melhores para seu povo, tendo a bravura como lema. Esse orixá traz a energia das conquistas.
Dimensões e descrição da peça
40 x 34 cm. Esta obra é confeccionada com uma peça de jacarandá e com ferramentas de ferro envelhecidas, penduradas ao longo da madeira. É fixa à parede.






“Há os que trancam a rua ”
 
Sobre a peça
Esta obra é uma releitura do orixá Exu. As sete chaves presentes na peça apontam para os sete caminhos e sete movimentos da divindade, que divide com seu irmão, Ogum, o domínio das ruas.
Dimensões e descrição das peças
32 x 28 x 65 cm. Escultura de madeira presa à parede, com objetos (chaves) penduradas.






                                                          

Um comentário: